main
main

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aqui a opinião tem lugar...

A Primavera é, quase sempre, sinónimo de renascimento e nova vida. Que o diga a TVI, mais propriamente a sua Informação. A 1 de Abril de 2011, a estação de Queluz abria, oficialmente, portas a Judite de Sousa e José Alberto Carvalho numa das contratações mais fortes do ano.

Foram semanas intensas de trabalho até conseguir que em meados de Maio a Informação TVI, na altura ainda com vestigios dos tempos de Manuela Moura Guedes, mudasse de linha editorial, de forma, de cor e até mesmo de nome. Nascia o "Jornal das 8"!


Revistos que estão os meses mais marcantes para a TVI, faça agora, caro leitor, um exercicio: esqueça tudo o que leu até agora. Esqueça o novo visual da informação do canal, esqueça a linha editorial e ponha de lado o novo nome do principal bloco informativo da TVI. Concentremo-nos,agora, apenas em Judite de Sousa!

Era um dos nomes mais carismáticos do canal público e uma das peças-chave daquela que é, de momento, a estação de televisão com a Informação mais respeitada pelo povo Português. Poucos fãs da TVI perceberam, na altura, a aposta do canal em Judite de Sousa mas hoje, meses depois de a terem visto entrar pela porta automática de Queluz, ninguém consegue negar (por mais que tente e que o seu clubismo o pareça obrigar) que a principal mudança e inovação na Informação TVI residia, essencialmente, na jornalista em questão.


Não quero, obviamente, centralizar a mudança em Judite de Sousa e muito menos desvalorizar o trabalho de todos os outros profissionais que trabalham na TVI, porém acredito que seja totalmente visivel o que a ex.jornalista da RTP1 veio oferecer a Queluz de Baixo. Em poucos meses Judite já fez entrevistas, conduziu especiais de teor social e fez reportagens de exterior, algo que não era comum desde que chegou ao fim a era Moniz. É esta polivalência, esta capacidade de desdobramento e esta aderência às diferentes situações que tornam Judite de Sousa uma das apostas mais fortes de sempre da TVI.


É certo que ainda há muitos Portugueses que não se "decidiram" pelo "Jornal das 8", mas hoje podemos dizer que a TVI tem uma Informação além fronteiras e, sobretudo, tem gente capaz de estar em qualquer lugar, fazer qualquer tipo de reportagem e arriscar até a própria vida para levar o país e o mundo a sua casa!