main
main

domingo, 29 de agosto de 2010

Estreia MAIS TVI

Boa noite a todos os visitantes do MAIS TVI e sejam bem vindos a este espaço de opinião sem limites.

Estamos a 2 dias de entrar no mês de Setembro e a euforia do Verão parece já estar posta de lado. As atenções viram - se, agora, todas para a chamada "reentré" televisiva. A RTP1 parece ser a mais contida: sem grandes novidades, sem grandes apostas e sem grande promoção. Por um caminho não muito distante segue a TVI que consegue, incrivelmente, "dormir à sombra da bananeira". Falta alguém dizer em Queluz que não basta ter bons projectos: é preciso promovê - los. Coisa que, por Carnaxide, acontece e muito bem.

Outro tema que me anda a deixar preocupado é o facto de a TVI ter apostado em grande escala no futebol e não ter a mesma recepção do outro lado. Aliás: foi preciso aliar o "glorioso" a 3 derrotas consecutivas para que pudesse ganhar o Sábado. Mas há mais: numa altura em que se espera que os magazines futebolisticos "agarrem" espectadores, André Cerqueira opta por "experimentar posições e horários". Eu, que confesso não perceber muito, não me parece que esta seja a melhor opção até porque o "Vamos á Bola" conseguiu diminuir ainda mais os resultados audiométricos.

Mas os temas polémicos desta semana ainda não se ficam por aqui. Como admirador da TVI e simpatizante de José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes devo confessar o meu descontentamento com este casal maravilha. Como diz o povo "não se deve cuspir na mão que lhes deu de comer", pior ainda se "cuspirem na mão que fizeram crescer". Já não falo tanto do grande senhor Moniz que já não faz parte (infelizmente e oficialmente) do painel TVI. Refiro - me mais a uma grande jornalista e mulher que ainda fazendo parte da estrutura do canal prefere deitar mais lenha para a fogueira e fazer arder a estação numa altura em que necessita confiança e estabilidade. Já para não falar de que criticar um alto profissional como Júlio Magalhães vem demonstrar claramente que esta não é sem duvida a altura de Manuela Moura Guedes regressar ao canal. Não, enquanto não estiver totalmente "livre" do passado (que alguém neste país quis atormentar) e que a continua a perseguir e a fazer mal.

Por último: esta semana o novo programa de Fatima Lopes foi baptizado. Um nome original, caricato e que "encaixa" perfeitamente no estilo do programa. O que ainda não percebi, muito sinceramente, é qual é a grande diferença entre este formato ou os tantos outros que a grande apresentadora (porque o é) fez na SIC. Mas veremos que surpresas nos reserva a apresentadora já que a partir de setembro "é que conta".

Ah! Só mais uma pequena coisa: a 2 dias de Setembro adoraria perceber quem faz "bluf". Afinal o "Quem quer Ganha" continua (como afirma Leonor Poeiras) ou está fora de grelha (como a imprensa avança)?

Qual é a sua opinião?