main
main

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

De Segunda a Sexta no MAIS TVI (Hoje excepcionalmente às 23h00)

Se o Homem Aranha, o Super Homem e o Batman cá estivessem de certo ficariam espantados. A conclusão é de uma Associação Americana de Psicologia.

Numa das suas reuniões anuais o assunto "herois da actualidade" foi bastante discutido mas no final a conclusão foi a mesma: já não há herois como os de antigamente. Como maus exemplos para as crianças foram seleccionados seres como Hulk (não o do FC.Porto), Action Man ou Iron Man (na imagem).

Enquanto o Homem Aranha era tímido e se preocupava com a avó e o Super Homem ajudava sempre os aflitos, os herois de agora participam numa espiral de violência sem fim, lutando com um vilão após outro. São agressivos, quase nunca dizem que agem em defesa da humanidade e tratam mal as mulheres. Quem o diz é Sharon Lamb, professora de Saúde Mental da Universidade de Massachusetts.

O assunto surge numa altura em que se discute em Portugal a lei que proibirá a publicidade a produtos infantis durante o dia nas televisões (noticia divulgada aqui no MAIS TVI esta semana). Se por um lado se tenta contrair o consumo excessivo, por outro vê - se uma certa tendência por tentar "destruir a imagem de heroi" que actualmente as crianças têm. A associação emitiu ainda um comunicado para todas as outras instituições mundiais tentando alertar para este problema.

Mas será que o Ferro do Iron Man ou os músculos verdes do Hulk serão mesmo um problema mundial? Por esse caminho o público que viu nascer o Rato Mickey dirá que o nosso grande heroi Homem Aranha também é um "mau exemplo".