main
main

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Acabou-se a liderança consecutiva

O crescimento dos canais do cabo impediu que a TVI assinalasse este mês cinco anos de liderança consecutiva. Após 59 meses a dominar o ranking de audiências, o canal generalista sofreu as consequências dos novos hábitos de consumo televisivo, assim como do aumento da oferta de conteúdos nos canais temáticos.

Dados da Marktest, referentes ao período de 1 a 28 de Julho, mostram que o grupo dos canais do cabo alcançou uma média de 25,8% de share, aproximadamente mais 1,7% do registado em Junho, conseguindo pela primeira vez na sua história ocupar o primeiro lugar no ranking. Já a TVI alcançou 24,7% de share, o que corresponde a uma descida de cerca de 0,4% relativamente ao mês anterior.

Se a comparação for feita com Julho de 2010, o conjunto dos canais do cabo revelou um crescimento na ordem dos 3,2%. Já a TVI perdeu em média 1,4%. "É uma evolução natural e uma realidade que tem de ser encarada como um desafio", afirma José Fragoso.
Por outro lado, o actual director coordenador de Conteúdos e Informação da TVI assegura que a estação mantém a liderança e desvaloriza os resultados de Julho. "A TVI continua a ser o canal generalista mais visto. Não houve qualquer interrupção de liderança. Sobre isto não pode haver qualquer dúvida, já que o cabo representa vários canais."

A SIC terminou o mês de Julho em terceiro lugar, com uma média de 23,4% de share, enquanto a RTP 1 ficou em quarto, com 20,3%.

Fonte: Correio da Manhã