main
main

domingo, 8 de novembro de 2009

Entre Linhas...TVI24

Com o slogan “O mundo em tempo real” o 3º canal de informação, TVI24, estreou a 26 de Fevereiro de 2009. Durante anos o projecto foi discutido nos estúdios de Queluz e meses antes da saída de Moniz, a TVI viu o seu sonho tornado realidade. Tal como a própria estação, em período inicial, o canal de informação tem se mantido com resultados bastante inferiores á concorrência directa liderada pela SIC NOTICIAS. A poucos meses do seu 1º aniversário este assunto foi alvo de reflexão da minha parte e tomei a iniciativa de o colocar como tema de mais um “Entre Linhas”. Aqui ficam portanto as minhas conclusões:

1º) Tal como foi dito acima, a própria TVI de 1993 a 2000 sofreu períodos bastante negros não se conseguindo impor no plano televisivo. É natural que o mesmo possa estar a acontecer com o canal de informação 24 horas. Se a tarefa de vencer a SIC, um ano mais velha que a TVI, se tornou tarefa difícil, basta imaginar a dificuldade que será vencer a incontestável SIC NOTICIAS que está inserida no plano televisivo há vários anos.

2º) O problema de contas na estação líder em Portugal impediu a realização deste novo canal antes de qualquer outra estação. Sendo assim, a TVI marcou – se como a ultima a obter um canal de informação próprio. Esse estatuto não joga a favor de qualquer estação como seria óbvio.

3º) O leque de programas e formatos ao dispor da TVI24 era enorme porém o grau de originalidade era quase nulo. Daí que os espectadores prefiram assistir aos mesmos géneros num canal a que já se habituaram.

4º) Para o sucesso de um projecto é necessário o apoio incondicional de um líder. Durante os primeiros meses do TVI24, José Eduardo Moniz entregou – se directamente ao canal de informação porém a TVI entrava nessa altura num período bastante negro. Os problemas com o Governo, o Jornal de Sexta, Novos projectos, o confronto Herman – SIC – TVI e ainda a queda dos valores de audiências que se veio a prolongar durante grande parte do Verão. Em Agosto Moniz decide abandonar a estação – isto após 6 meses da estreia do TVI24. Se na era Moniz as atenções não estavam de certo viradas para o canal 7 da cabo, na era Bairrão a informação do mesmo canal parece nem existir.

5º) A técnica utilizada pela TVI a partir de 2000 resultou bastante bem, porém alguém se terá esquecido de a “injectar” no novo canal. Falo de “mudança, novidade”. Em 9 meses, o TVI24 parece estar congelado,tal como a RTP N e SIC NOTICIAS, porém estes dois últimos já têm o seu lugar no plano televisivo. Já o canal de informação privado da TVI precisaria de novidades consecutivas para que pudesse haver de certa forma uma atracção dos telespectadores pelo continuo dinamismo do canal. O que não se verifica nem parece vir a acontecer….


Bem o que é certo é que o futuro do TVI24 não se avizinha muito sorridente. E o único remédio é saber gerir dois canais em simultâneo o que parece estar a faltar pelos lados de Queluz. Ou melhor: penso que o problema é mais a falta de interesse pelo numero 7 da cabo.
O que alegra quem por Queluz passeia é que o futuro da TVI se avizinha muito mais sorridente o que poderá confirmar que a informação não é o ponto forte da estação, embora no canal generalista já se estejam a notar grandes melhorias tendo o Jornal Nacional se posicionando bastante bem no TOP semanal.

Espero que tenham gostado de mais uma reflexão. Para a semana há mais um tema para ser lido nas “Entre – Linhas”. NÃO PERCA!