main
main

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Entre Linhas - Especial


A menos de uma semana da estreia do novo programa de entretenimento da TVI, as opiniões dividem - se acerca do sucesso do mesmo.
Por um lado temos os aficcionados que garantem que será um grande sucesso - talvez melhor do que faz "Deixa Que Te Leve" no mesmo horário. Do outro, há quem defenda que será mais um programa para "deitar fora".
O MAIS TVI debruçou - se sobre o mesmo tema e hoje analisa - o milimetro a milimetro num especial de "Entre Linhas".
Embora seja fã da TVI e em cada 10 programas de eleição, 8 sejam da estaçao de Queluz, não estou nada esperançoso acerca deste novo formato. Eis os argumentos que sustentam a minha tese de que "Portugal de Olhos em Bico" vai se tornar num OUT para a TVI (espero estar enganado).
1º) O que faz de um programa bom ou mau é o seu formato. Porém o que seria "Uma Canção para Ti" sem Julia Pinheiro e Manuel Luis Goucha? O mesmo se passa neste novo programa. Pois é, com tão boa escolha a estação de Queluz entregou de novo o tributo a José Pedro Vasconcelos. Não é que não aprecie o apresentador porém penso que a grandiosidade que o mesmo foi ganhando como co apresentador em alguns programas (muitos deles partilhados com Julia Pinheiro como todos nós sabemos) o levou a um numero enorme de exibicionismo ou demasiada extravagância. Penso que o "Ze Pedro" da TVI tem perdido o ar da sua graça com os exageros ou histerias como foi possivel comprovar em "Apanha - me se Puderes" mais recentemente. O primeiro grande defeito que aponto a "Portugal de Olhos em Bico" é, sem duvida, na escolha do apresentador. Pode ser que esteja enganado e o fim repentino do programa de apanhados tenha feito José Pedro Vasconcelos reflectir sobre as suas atitudes um tanto ou pouco exageradas - que vieram a tomar grandes proporções a partir do CQC.
2º) Falar desta nova aposta não faz sentido sem falar da polémica gerada á volta do mesmo que muitos intitulam de "TGV 2". Embora me custe fazê - lo pois defendo a TVI, tenho de admitir que partimos com uma larga desvantagem. Tal como não foi boa escolha por parte da SIC em apresentar "Rebelde Way" depois da TVI ter há quase 6 anos "Morangos Com Açúcar", também a adquirição deste formato após o sucesso do TGV na SIC, não o foi. Realmente, pelo que é apresentado nas promos, este novo programa tem em tudo o simbolo TGV. O programa até pode ser diferente, com jogos inovadores mas não deixará de ser uma especie de "De ja Vu".
3º) De qualquer forma não serão só aspectos negativos. A TVI aproveita o programa para, finalmente, variar a sua grelha de programação. Um dia sem novelas é sem duvida música para os ouvidos de muitos espectadores. Um serão diferente que poderá conquistar muitos telespectadores.
Parecem mais desvantagens que vantagens, mas acredito seriamente (la no fundo) que poderemos nos dar bem com o programa. Eu, claro, vou estar a assistir atentamente a estreia já no proximo Domingo e aconselho todos a o fazerem. Para aqueles que gostam do genéro de programas e para aqueles que gostariam de no dia seguinte "criticar" o formato (ou então não!).
Para já fica tudo em aberto enquanto esperamos por ver "Portugal de Olhos em Bico".
Não perca a estreia!