[A entrevista que se segue é da exclusividade do MAIS TVI e foi cedida gentilmente pela jornalista Claudia Lopes para a rubrica "Mais Conversa"
Boa Noite!
Está na TVI há bastantes anos e é o rosto mais conhecido do mundo do Jornalismo Desportivo! É uma mulher mas nem por isso se deixa intimidar num mundo tendencionalmente masculinizado! Chama - se Claudia Lopes e apresenta o programa "A Jornada" na TVI e o "Mais Futebol" na TVI24!
O MAIS TVI teve uma conversa com a jornalista e os resultados não poderiam ser melhores! Deixo - vos agora com a habitual "Mais Conversa" desta feita, em exlusivo, com Claudia Lopes!
Bem - vinda ao MAIS TVI Cláudia
É um prazer ser entrevistada para este blog!
Eu diria um pouco mais… tenho de facto uma paixão pelo desporto e não só pelo futebol. Quanto ao jornalismo, costumo dizer em tom de brincadeira que não sei fazer mais nada! Mas sim é de facto uma paixão.
Deve concordar comigo que o futebol continua (apesar das mudanças sociais) a ser visto como um desporto tendencialmente masculino. Como e que se "apaixonou" pelo desporto rei?
Embora tenha concluído uma licenciatura em comunicação empresarial, fiz opção de desporto na secundário, o que não só me deu bases muito úteis para o que faço hoje em dia como me deixou muito mais próxima do universo desportivo.
Foi fácil dizer às pessoas "sim, quero ser jornalista desportiva"?
A questão é que eu não quis: foi uma oportunidade que surgiu e que depois abracei. Hoje em dia não me vejo a fazer outra coisa se não jornalismo desportivo.
Sente-se uma privilegiada por ter um destaque tão grande em tudo que é futebol tanto na TVI como na TVI24, por vezes mais que qualquer outro homem?
Não sinto que tenha mais ou menos destaque. Apresento dois programas semanais, o Maisfutebol às sextas no TVI24 e o Jornada aos domingos na TVI. A lógica das escolhas prendem-se com o perfil de cada apresentador e não pelo facto de ser homem ou mulher.
Ainda no assunto do futebol: a TVI este ano conseguiu os direitos de transmissão da Liga Zon Sagres. Em que aspecto esta "aquisição" vem beneficiar a estação de Queluz?
Como todos nós sabemos o futebol, em Portugal, mais do que ser um desporto é uma paixão e consequentemente é um produto que traz sempre boas audiências.
Tenho…
Claudia sabemos que esteve a acompanhar a Selecção portuguesa na sua estadia na África do Sul durante o Mundial. Como foi a experiência? Há uns dias li uma entrevista feita à também jornalista desportiva Irene Palma em que a mesma disse não querer voltar a repetir a experiência. Também é dessa opinião? Porquê?
:) Não, não sou da mesma opinião. O mundial de futebol é sempre um momento único do ponto de vista desportivo, mas o deste ano teve um impacto social muito importante para um país como a África do Sul. O fim do regime do apartheid é ainda muito recente e com feridas muito profundas e este mundial teve um efeito aglutinador como penso que nenhum outro acontecimento poderia ter tido!
O programa desportivo da TVI24, "Mais Futebol" é um grande sucesso e toda a gente fala do passatempo "Bola na Barra". É um orgulho para a equipa do "Mais Futebol", saber que um simples programa de futebol é assim tão falado em Portugal? Quando o estrearam alguma vez pensaram em vir a ter este mediatismo?
Antes de mais o sucesso do Maisfutebol deve-se de facto a equipa. À forma empenhada como todas as semanas pensamos o programa e como tentamos sempre fazer uma abordagem diferente. Nesta equipa incluem-se, como é obvio, elementos do site Maisfutebol, um dos sites de maior sucesso em Portugal. Por isso, com essa preciosa ajuda, sempre soubemos que podíamos fazer diferente… claro que o sucesso junto do público reforça a nossa ideia de que nem sempre quando se fala de futebol se deve falar a sério.Para mim esse horário é como outro qualquer. É tudo uma questão de hábito… e a adrenalina do directo não nos deixa ter sono! :)
Costuma irritar - se a ver futebol? É daquelas pessoas que vibra com cada passe, cada remate e cada golo?
Já me enervei muito mais do que hoje em dia… mas ainda sofro um bocadinho!
Não fecho a porta ao facto de um dia poder mudar. Mas gosto muito do que faço hoje em dia.
Quando a reconhecem na rua, como é a reacção das pessoas? Já passou por alguma cena caricata que nos possa e queira contar?
De uma forma geral a abordagem das pessoas na rua é sempre simpática e educada. Mas devo acrescentar, em abono da verdade, que muitas vezes as pessoas ou não me reconhecem ou ficam na dúvida, pois no dia-a-dia sou uma pessoa mais simples, sem maquilhagem… por isso mais longe da personagem que as pessoas vêem na televisão.
Quando não está a trabalhar, o que costuma fazer?
Descansar… :):):) a família e os amigos são as minhas prioridades nos dias de folga.
a) Quem é a Claudia Lopes?
vou tentar responder em poucas linhas e com honestidade. Considero-me uma pessoa simples e de espírito prático. Sempre bem disposta e sempre pronta para brincar, mas muito exigente na hora do trabalho (comigo e com os outros) e um “bocadinho” teimosa…b) Como é trabalhar na/para a TVI?
É bom… muito bom. Este balneário é formidável!
Obrigado por esta entrevista
Obrigado eu pela oportunidade que este blog me deu de revelar às pessoas um pouco do que sou e faço! Parabéns ao MAIS TVI pelo excelente trabalho e beijinhos a todos os que o visitam e apoiam a TVI!