main
main

domingo, 28 de novembro de 2010

Realidade? Ficção?

"Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história sejam pessoas reais e não personagens de um enredo ficcional"


Chamam - lhes "novelas da vida real" e de todo o nome não está errado! A moda dos reality shows é um sucesso em Portugal desde 2000 (com a estreia do "Big Brother"). Mas os dados mais recentes mostram a diferença na forma de ver este tipo de jogo, 10 anos depois do primeiro!
Quando Zé Maria, Marco, Marta, Célia, Telmo, Mário (etc...) ocuparam a casa na Venda do Pinheiro, os olhares dos Portugueses seguiram - nos durante 3 longos meses! Mais ou menos como fazem as crianças em frente às jaulas do ZOO divertindo - se a ver o dia a dia dos pobres animais. Sem qualquer tipo de privacidade 12 pessoas exposeram - se ao mundo em troca de uma mala cheia de dinheiro e uma fama finita e repentina! Mas afinal: que realidade se vive num reality show? Terão os concorrentes liberdade? Serão eles próprios la dentro? Quem manda neles?

Recentemente a expulsão de Vitor na "Casa dos Segredos" fez me repensar a forma como um reality show é feito! De certo concordarão comigo que, estar fechado numa casa 3 meses, pode - se tornar monótono e a fadiga dos concorrentes torna - se visivel. E poucos serão, claro, os Portugueses que dão tudo para ver pessoas normais sentadas, cansadas, sem diversão ou polémica! Que interesse tem um programa assim? Perdoem - se de novo a comparação mas não resisto: quantos de vós não esteve com uma criança num ZOO e ouviu - a dizer: "Que seca! O leão nem se mexe....Vamos embora"! Um tratador ao lado decerto correria a alimentar o leão ou arranjar - lhe divertimento de forma a atrair a atenção do público.

Pois bem, é isso que uma produtora como a Endemol faz nos reality shows! Dá "comida e divertimento" aos concorrentes! Senão vejamos: porque razão a VOZ teria dado a Vitor a missão de "causar disturbios" ou permitir alcool numa festa? É como acender um cigarro numa bomba de gasolina: alcool, musica, strip, pressão e muita gente! Anima? Sim claro! Dá audiências? Então não dá! Se tiver violência ou nus ainda mais...

Não culpo a TVI, nem a Endemol nem outra qualquer entidade por o fazer! O jogo é mesmo assim...Aliás é isto um reality show! A culpa é de quem se tenta convencer de que é mesmo vida real e de que os concorrentes não são "fantoches" nas mãos da produção. Mas são - no e muito! E isso não podemos negar...

Mas será tudo isto legal? Será moralmente correcto fazer de seres humanos autenticos robots em prol das audiências e de vitórias escandalosas? Sim...eles sabem para o que vão quando se inscrevem. Ou melhor: sabe - lo - ão mesmo?

São tudo perguntas que não conseguiremos arranjar resposta pelo menos enquanto não vivermos semelhante experiência. Mas uma coisa tem de ser dita: apesar de todos os erros é de grande mérito saber que Portugal ainda luta pela dignidade e respeito neste genero de programas. Vejemos os nossos "irmãos" Brasileiros: não é preciso muito para vermos a triste manipulação que é feita com os concorrentes para oferecer aos cariocas sexo, nus...

Bem, terminar com os "reality shows" está fora de questão. O publico precisa disso. O publico pede isso. O publico tem razão! Mas aceitar que o jogo é manipulado (não em questão de votações, mas em questão de comportamentos e atitudes) é um passo para compreender o programa! Por isso quando me perguntam porque os resultados da "Casa dos Segredos" são tão diferentes dos do "Big Brother" eu respondo: são outros tempos!

Agora um desafio para vós leitores: tentem definir correctamente as palavras "reality show"!