Estreou no dia 3 de Outubro o programa que prometia mudar o panorama televisivo Português. "Secret Story" foi apresentado e estreado com pompa e circunstãncia e não há duvida que toda a gente fala deste formato. Bem ou mal, o que interessa é que falem, como diria o outro...
O certo é que, se a maioria dos Portugueses vê o programa como muito bom, diferente e mais cativante e dinâmico que o extinto "Big Brother", muitas são também as vozes que se opôe ao formato e o avaliam como "mediocre, atentado à sanidade mental dos Portugueses, entre outras...".
Sim, o programa não contribui para a cultura geral do nosso povo nem enriquece de forma alguma a televisão Portuguesa. Mas tem conseguido oferecer uma coisa aos Portugueses: diversidade! Faltava uma novela da vida real para nos entreter. Faltava viver a emoção de saidas, amores, ódios, expulsões, guerras... Não parou tudo para ver o caso dos mineiros no Chile? Sim, não é igual nem semelhante, mas é uma história da vida real retratada no ecrã da TV.
Critica - se o facto de os concorrentes mostrarem o seu lado mais pornográfico para todo o país? Sim, têm razão...é uma espécie de "Crime do Padre Amaro" diário e real! Mas quem pode mandar em 16 pessoas isoladas do mundo e sob efeito de alta pressão, bem mais que o concurso da RTP1, "Quem quer ser Milionário"?
O facto de Júlia Pinheiro não estar a 100% compreende - se e percebo perfeitamente todas as criticas que lhe são feitas. É verdade que falta uma certa essência à apresentadora na condução destes formatos, mas a qualidade de um projecto não parte só de quem o apresenta...E acredito que, com o tempo, as coisas melhorarão. Para já tem conseguido colocar a TVI em primeiro nos dificeis serões de Domingo.
Resta me falar da revelação dos segredos. Júlia Pinheiro tinha alertado para o facto de a imprensa revelar a maioria dos segredos. Faz parte da especulação...E se abriu a boca de espanto ao revelar, no passado Domingo, o segredo de Vasco foi porque tinhas as suas razões: repare - se que, apesar da maioria afirmar que Vasco era filho de António Oliveira, também houve algumas publicações que afirmaram existir outro segredo para além deste e que, coincidia com a lista apresentada por Júlia. Faz parte do jogo e é isso que confere qualidade à "Casa dos Segredos".
Se me apetece dizer "Parem de substituir Segredos por "degredos" no nome do reality show"? Sim, apetece - me muito...mas sei que não é correcto! Não acho é justo que digam que somos um país demente apenas porque 10 anos depois voltamos a apostar num reality show cujas imagens transmitidas são cuidadosamente seleccionadas, enquanto por todo o Mundo vemos países desenvolvidos apostar na centésima edição do antigo "Big Brother" transmitindo diariamente cenas de nus e sexo. Semelhante a tal no "Secret Story" da TVI? Só a cena entre Vasco e Daniela, e pouco ou nada foi revelado...