main
main

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O que falta para "Seduzir"?

Estreou hà uma semana, a nova trama assinada por Rui Vilhena para a TVI, e já muito dá que falar! A estreia, essa, foi super contida tendo se destacado como uma das piores de sempre, a nivel audiométrico. O certo é que se tem conseguido manter na liderança, com resultados semelhantes aos de "Espirito Indomável" nos primeiros tempos de vida.

André Cerqueira e toda a direcção de programas da TVI optou, assim, por mudar o horário da novela. Tal e qual o que foi feito com "Olhos nos Olhos", também esta novela do mesmo autor!
Apesar de ter sido um erro esta alteração sem antes, dar uma oportunidade de "seduzir" e conquistar os Portugueses, o certo é que as novelas de Rui Vilhena são cada vez mais incompreendidas.

Confesso que percebo agora o que tantos dizem sobre as "novelazinhas nacionais" e o facto de muitos Portugueses preferirem uma história simples, do que uma que faça "ferver os neurónios". E é isso que faz Rui Vilhena: afasta - se do simples, do básico e do lógico. Retrata a sociedade Portuguesa no seu estado mais puro, e não selvagem como em "Espirito Indomável" ou até mesmo (se me permitem), barulheiro e trágico como em "Laços de Sangue" (SIC). "Sedução" está envolta em truques, em trocadilhos, palavras mágicos, maneiras cómicas de falar, metáforas e comparações. É um argumento rico.

Só é pena é que continue a ser incompreendido e pouco respeitado pelos Portugueses. E, poucas são as duvidas que tenho de que, "Sedução" repetirá o caminho de "Olhos nos Olhos". Por isso quando me perguntam o que falta para esta trama "Seduzir", respondo: nada! Falta vermos a produção nacional como um produto rico e as novelas como fonte de inspiração, pensamento e raciocinio. E não mero gozo de final de dia.

É apenas a minha opinião...