main
main

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Atenção: Isto não é só conversa!


Boa noite! Seja bem vindo (a) à 2ª edição de "Mais Conversa" no MAIS TVI! A rubrica de entrevistas exclusivas que vai fazer parte deste blog todos os Sábados! Vamos então à primeira entrevista:

Melânia Gomes nasceu em 1984 em Tomar. É uma actriz Portuguesa muito conceituada. Na TVI estreou - se em "Tu e Eu" e desde aí não tem deixado para trás a estação de Queluz. Interpretou a castelhana Penélope em "Deixa que te Leve", uma personagem que encantou os Portugueses e deixou saudades. Actualmente dá vida a Catarina em "Espirito Indomável".

Ao mesmo tempo que se entrega às novelas, trabalha também no teatro onde diz, ser muito feliz!


Melânia a sua carreira televisiva começou, senão me engano, em 2004. Porém já antes tinha passado pelo Teatro. Qual das duas artes lhe dá mais gozo fazer? Encarnar personagens fixas durante longos meses, ou fazer vários papeis frente a frente com o público?

Acho que já não sei viver sem ambas. Têm meios e técnicas completamente diferentes, linguagens diferentes, tudo diferente, mas completam-me e sou muito feliz a fazê-las.
É maravilhoso criar alguém por cujo nome já nos chamam na rua e crêm mesmo que existe. Mas ser várias pessoas na mesma noite, também é maravilhoso e revitalizante!
É óptimo sentir o carinho do público para onde quer que eu vá, mas o aplauso no fim de um espéctaculo também é tudo...
No Teatro o que sente quando ouve os aplausos? O que são para si os mesmos?
Sinto-me abençoada, que tudo está perfeito. É uma recarga de energia incrível! Sentimo-nos imparáveis. Todas as coisas menos boas desaparecem.
É único sentir esse abraço do publico! Esse calor que nos enche o coração e a alma.
Obrigada...
Gosta do que faz? Como definiria a profissão de actor? O que mais a motiva neste trabalho?
Amo! Sempre soube o que queria ser. Acho que mais do que poder ser várias pessoas, é poder senti-las. Transmitir ao publico essas vidas, levá-los conosco nesta viagem alucinante. Ver o brilho nos olhos, as lágrimas, as gargalhadas, a raiva, a ternura... Ver, sentir que eles nos estão a sentir, é mágico.
As suas personagens têm sido todas bastante marcantes, porém, a Penélope de "Deixa que te Leve" conquistou todos os Portugueses. Deu - lhe gozo encarnar esta personagem? Foi dificil "adoptar" a lingua espanhola?
Amei criar a Penélope, ser a Penélope. Acho que ninguém imagina o quanto me diverti, ninguém. Foi indescritível.
Passei tardes e tardes no Instituto da Junventude Galega a aprender canções galegas, expressões... Fui ajudada por vários galegos para conseguir enrriquecer ao máximo a personagem.
Passei também tardes e tardes em restaurantes e hoteis, para aprender a cozinhar e a ter postura ideal de Chef, que me ajudou muito também agora para a Catarina. Difícil, não. Nada é difícil quando se ama. Foi muito engraçado!
Dizem que um actor dá sempre um pouco de si à personagem e vice - versa. Sentiu isso no que toca à Penélope?
Sem dúvida! Extravazei muitas coisas minhas e da minha vida nela. Usei-a também como canal para experimentar várias coisas que resultarem muito bem.
Foi muito gratificante.
E gravar no Gerês? Como foi a experiência? Alguma vez lá tinha estado antes?
Foi maravilhoso! Já lá tinha estado muitas vezes, claro, eu sou de muito lá perto (Viana do Castelo).
As pessoas são maravilhosas, a comida é divinal, a paisagem paradisíaca... Adorei! Foram meses muito felizes da minha vida. Vivi coisas únicas lá.
Nunca me irei esquecer.
Depois do Gerês, ei - la chegada a Coruche. Como está a ser gravar este "Espirito Indomável"?
Está a ser ÓPTIMO! De facto não tem nada a ver. São paisagem completamente diferentes, de que já aprendi a gostar. Aliás, essa variedade é uma das características mais fantásticas deste nosso lindo jardim à beira mar plantado, não é assim?
Eu nasci em Tomar, mas fui ainda muito pequena para Viana do Castelo. Pode dizer-se que sou uma Minhota Ribatejana. :)

Saber que a novela é lider de audiências e é, quase sempre, o programa mais visto do dia, dá - vos empenho e força para continuar?
Claro que sim! E é uma grande responsabilidade também. Saber que milhares de pessoas todos os dias nos vêm e esperam o melhor de nós, é um estímulo enorme!
Devemos sempre trabalhar para sermos mais e melhor, é assim que se fazem as audiências e se mantêm, não é? ;)

A "Catarina Machado" é muito diferente da Penélope, em todos os aspectos. Como definiria a sua personagem?
A Catarina é uma mulher. A Penélope era muito mais jovial, leve, sonhadora.
A Catarina já sofreu muito na vida. Ficou sozinha no mundo muito jovem. Teve que educar a irmã e continuar a estudar para alcançar o seu sonho, ser Chef, como a mãe, e seguir o negócio da família.
Gere o restaurante com algumas dificuldades, mas é optimista, bem disposta, cheia de energia, alegria e VIDA!. É também um pouco nervosa e muito feminina.
Porém, há uma semelhança entre as 2 personagens: ambas são cozinheiras. É uma área à qual está habituada? Costuma cozinhar muitas vezes?
As cozinhas são zonas de muita agitação, muito movimento, muita energia! Talvez por isso eu esteja lá... (risos)
Na narrativa são zonas em que recebemos e interagimos com muitas personagens, é necessário existir força, energia, versatilidade e boa disposição...
Coincidência ou não, agora cozinho cada vez mais em casa...!

Que papel gostaria de interpretar, um dia?
Talvez uma velha louca solitária...
O que podemos esperar desta sua Catarina?
Muita diversão, muita AGITAÇÃO, muita ternura, muito amor!!!
Sensatez, sabedoria. E boa comida, claro... ;)

Como é a reacção dos fãs quando a vêem na rua? Já passou por alguma cena caricata que se lembre e nos possa contar?
É impossível passar despercebida. São sempre muito simpáticos, e onde quer que eu vá ou esteja, toda a gente me pergunta: "Quem é o pai da criança?"! (risos)
Até já tive um grupo de pessoas à porta a cantar-me essa música!
Fui Rainha do Carnaval de Viana este ano e pelas ruas, nas janelas das pessoas, tinha mensagens de todos o géneros, tipo: "Penélope, o lobisomen está aqui!" (risos). Tive até vários galegos a irem ter comigo ao teatro e começavam a falar comigo em galego, porque achavam mesmo que era galega! (risos)
Coisas muito giras... Sinto-me muito grata.
Trabalhar para a TVI é um prazer? Porquê? O que tem de especial este "Espirito Indomável" que prenda tantos espectadores ao pequeno ecrã?
É uma honra. Estamos a fazer história. Há uns anos atrás as nossas novelas não tinham estas audiências, as brasileiras eram muito mais vistas. É um orgulho, sendo portuguesa e actriz, ver os nossos actores com trabalho e com reconhecimento, é muito bom mesmo. Por isso mesmo todos nós devemos muito à TVI!
Acho que tem muita verdade, todos temos muita paixão no projecto, muito amor e isso sente-se e vence tudo.
Acho que o segredo de tudo na vida é acreditarmos e amarmos o que estamos a fazer, e aqui todos amamos!
Isso vê-se, e lá em casa as pessoas também sentem e gostam de ver, claro.
É tudo muito quente, verdadeiro, sentido. Tudo à flor-da-pele. A alma lusa no ecrã!

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado Melânia por toda a disponibilidade e simpatia. Esperamos que continue a ter muito sucesso tanto a nivel profissional como pessoal. Quanto a si que nos vê esperamos que tenho gostado e prometemos mais uma grande entrevista no Sábado aqui no MAIS TVI! E atenção: isto não é só conversa!