main
main

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A TVI é feita de pessoas

E cá estamos outra vez na casa (blogspot) onde já fomos muito felizes e, sem dúvidas, que o continuaremos a ser.
Caro leitor, toca lá a despertar! É de afetos que vou falar. (Até rimo!)
Ele é, para muitos,  um dos melhores profissionais da comunicação de Portugal e, sem dúvidas, a maior figura da história rádio no nosso pais. Quem é ele? É António Sala.
António Sala foi a melhor aposta que a produção da ‘Tua Cara Não Me É Estranha’ poderia ter feito. Sala está igual a si mesmo, nada mudou desde dos tempos áureos do Despertar (na RR). É um exemplo para todos aqueles que desejam fazer da comunicação profissão.
Homem da Rádio, da Televisão e da Música. Fez programas de rádio (aliás, fez o programa de rádio com maior sucesso da história), fez vários programas na televisão, escreveu músicas, lançou artistas e bandas, cantou para pequenas multidões. Poucos se podem orgulhar de ter um curriculum semelhante. Sem dúvidas que foi na rádio, onde fez madrugadas, tardes e milhentas manhãs, que brilhou. Admito, nunca ouvi António Sala na rádio. Mas conheço o seu trabalho, e agora na TVI, gala após gala, fico a conhecer o pequeno génio das palavras.
Mas porquê tanto sucesso? Como consegue? Não é pelo bigode só. É porque sempre comunicou com afetos. Como ele próprio diz no seu mais recente livro (*): “Comunica[r] sons, vozes, emoções, palavras e afetos às pessoas (...)”. É esse o segredo. É disso que os ouvintes, os telespectadores, enfim as pessoas, gostam – gostam que lhes falem diretamente, com o coração.
Mais do que homem da televisão, António Sala é a figura maior da história da rádio em Portugal. Disso não tenho dúvidas. Ninguém, até aos dias de hoje, conseguiu encher o Campo Pequeno, às 7 da manhã, para assistir a um programa de rádio ao vivo, o Despertar. E, neste momento mais atribulado da sua vida, certamente, que todos a quem Sala falou, estão a dar-lhe força.
Para terminar, e porque podemos ser piegas nestas coisas, Senhor Passos Coelho, uma frase de António Sala: “(...) há coisas por fazer e sonhos por realizar. Mas, no meio dos sonhos, também chegam pesadelos.”
(*) Sei, que infelizmente, os mais jovens desconheciam António Sala até há umas semanas. Mas, também sei que agora todos conhecem o Sala, mas sem bigode. Para quem quiser saber mais sobre este senhor da comunicação deve ler o seu mais recente livro: Memórias da Vida e da Rádio dos Afetos.