main
main

quinta-feira, 22 de julho de 2010

De Segunda a Sexta no MAIS TVI

Boa Noite.

Dizem os especialistas que rir é o melhor remédio e a cura para qualquer problema. O facto é que na TVI o problema é mesmo a falta de riso! Não é que os seus talk shows não estejam emaranhados numa autentica fábrica de riso, como é o caso do "Você na TV", ou que as suas produções (a nivel da ficção) não contenham inumeras cenas caricatas e de fazer chorar a rir até as pedras da calçada.

O que estou a falar é bem mais profundo...por exemplo um formato dedicado ao humor. Há algo que me ultrapassa e que a minha pequena mente ainda não conseguiu entender: o que falta à TVI para que os seus produtos de humor não resultem? Veja - se na SIC o programa "Aqui não há quem viva" ou mesmo "Maré Alta" que consegue fazer óptimos resultados (sendo uma repetição). Queluz teve em tempos os famosos "Batanetes" ou mesmo o "Predio do Vasco", usado recentemente como "tapa - buracos". Mas parece ter desistido da área já que nunca mais voltou a apostar no formato.


Aliás, que me recorde, os dois ultimos programas de humor da estação de Queluz foram o "Apanha - me Se Puderes", retirado do ar sem qualquer explicação, e o famoso CQC! Bem, este ultimo que foi bastante mal aproveitado pela TVI. Aliás: sabia que no estrangeiro este programa continua no ar e com sucesso? "Caia quem Caia" era um projecto que tinha tudo para ter sucesso: humor, irreverência e liberdade! Se bem que por causa destes dois ultimos factores, terminou o "Jornal de Sexta"....

De certa forma é triste ver como o povo Português, conhecido como sendo um povo alegre, rejeita alguns formatos de humor. Aliada a essa fraca vontade de "comer" vem a pouca "fome" das estações de televisão em projectos deste calibre.

Estará Portugal com pouca vontade de rir, ou as estações de televisão a rirem - se com a falta de humor dos Portugueses? É que se fazer rir desse audiências...