main
main

domingo, 18 de outubro de 2009

"Entre Linhas" - (Estreia)


"TVI - A televisão Oficial do que é nacional"
1993 - Portugal deparava - se com a primeira novela portuguesa transmitida pela TVI. Chamava - se "Telhados de Vidro" e jamais alguem imaginaria que esta iria marcar o inicio do fenómeno Ficção Nacional TVI. O certo é que daí para a frente a estação de Queluz opõs - se á ficção brasileira (que antes reinava nas televisões portuguesas) e apostou no que é português. O passo era arriscado e custou a imposição da TVI na televisão em Portugal. Porém a liderança da estação é marcada pelas histórias de amor e intrigas mostradas pela TVI a todo o país.
Porém a SIC e a RTP há algum tempo que seguiram o mesmo caminho de Queluz mas todos sabemos que "sucesso" não é a palavra certa para as descrever (infelizmente para o país - culturalmente). Isso fez me despertar bastantes duvidas. Porque acontece isso apenas na SIC e RTP? Porque é que as novelas TVI têm seladas o "sucesso de audiências"?
Após reflexão e pesquisa cheguei ás seguintes conclusões:
1º) A TVI leva vantagem no que se refere ao tempo. Ou seja: a ficção nacional na TVI conta já com 16 anos de existência. O mesmo não se pode dizer da SIC ou RTP que apenas recentemente iniciaram por essa veia, infelizmente continuando a apostar na ficção brasileira. A maior parte da população portuguesa entregou - se ás novelas da TVI e habituou - se ao que esta lhe oferece.
2º) Os largos anos que a TVI leva de novelas portuguesas permitiu á estação formar um leque de actores/actrizes e autores inacreditável. O contrato de exclusividade (iniciativa de Moniz) permitiu á estação de Queluz "garantir" os melhores elencos nas suas produções. Veja - se o caso de Alexandra Lencastre, Margarida Marinho, Rogério Samora, Fernanda Serrano, Maria João Bastos, Nuno Homem de Sá, Núria Madruga, Nicolau Breyner, Jose Wallenstein, Sofia Alves, Pedro Lima, Margarida Vila Nova entre muitos outros... Foi portanto uma das melhores estratégias de sempre no mundo do audiovisual. No que toca á autoria de novelas, José Eduardo Moniz conseguiu prender á TVI os melhores autores existentes em Portugal. Note - se que houve muita contorvérsia quando Manuel Arouca escolheu a SIC. Porém na TVI as novelas do mesmo autor não foram de forma alguma sucesso. Lembremos "Tu e Eu" - uma novela emotiva mas que não prendeu quem a via. Quando Arouca chegou á estação de Carnaxide escreveu "Podia Acabar o Mundo" - mais uma novela emotiva mas que se tornou um flop e que quase custou o 2º lugar á SIC. Já a TVI mantém Rui Vilhena (autor de sucessos nunca antes vistos como "Ninguem Como Tu" e "Tempo de Viver"; Maria João Mira - a rainha das ilhas; António Barreira e ainda a Casa da Criação (que criou "Feitiço de Amor" por exemplo).
3º) Aquilo que antes era apenas mais uma série, tornou - se uma fábrica de actores. "Morangos Com Açúcar" foi crescendo aos poucos e para além de criar um dos maiores fenomenos que Portugal ja viu, lançou para o mundo das artes imensos nomes. Benedita Pereira, João Catarré, Diogo Amaral, Joana Solnado, Diogo Martins, Sofia Arruda, Claudia Vieira, Pedro Teixeira, Mafalda Pinto, Rita Pereira, Marta Melro, Luis Lourenço, Joana Duarte, Sara Prata, Isaac Alfaiate, Pedro Caeiro entre muitos mas muitos outros...Desta forma a TVI não conseguiu só criar novos actores como rejuvenescer os elencos das produções nacionais.
4º) Outro ponto que pode ser propulsionador do sucesso das novelas TVI é a óptima promoção que é feita.
5º) Por fim, a variabilidade de locais onde ocorrem as gravações das novelas permite não só promover o turismo em Portugal como prende o espectador a ver o seu país de uma forma bastante diferente e sem sair de casa!
Esta foi apenas uma tentativa de compreender um dos formatos sucesso da TVI. Para a semana iremos "esmiuçar" (como se diz agora) outro formato. Quero apenas referir que estou disponivel para ouvir as vossas criticas (argumentadas) á minha opinião. Sim porque tudo aquilo que aqui foi dito expressa uma opinião pessoal.
Espero que tenham gostado de ler as "Entre Linhas" com o MAIS TVI!
Cumprimentos a todos!