main
main

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Aqui é de séries que se fala...


Boa tarde e bem-vindo a mais um “Opinião em Série”.


Se há horário em que a aposta em séries é contínua, esse horário é, sem dúvida, as manhãs de sábado da TVI: ele é séries, ele é animações; ele é nacional, ele é internacional; ele é fantasia, ele é acção, ele é policial, ele é música. A enumerar podíamos ficar o dia todo que todos chegaríamos à mesma conclusão: das 6h30 às 12h59 as séries são autoridade.

Assim, e seguindo esta premissa, os próximos 3 ‘opiniões’ (7/14/21 Dezembro) serão dedicados por inteiro a este horário. Vamos, então, ao que interessa:


6h30: CURIOUS GEORGE

O dia não podia começar melhor! Pensada inicialmente para ser só um filme, a série do macaco que inspirou Jack Johnson tem tudo o que uma boa animação quer ter: personagens agradáveis, fundos coloridos, músicas alegres e uma escrita simples e engraçada capaz de cativar crianças e adultos. A juntar a isto, em cada episódio, o macaquinho George dedica-se a explorar o mundo, encorajando um sentimento de admiração e respeito para com os outros (valores educacionais, portanto) ao mesmo tempo em que dá lições de matemática, lógia e ciência. Ao nível de… o principezinho na TV.






7h00: WINX


Heróis. Vilões. Fadas. Bruxas. Feitiços. Magia. Estas são apenas algumas das palavras que definem a animação que se segue e que, mesmo sendo fruto de um estereótipo gasto, consegue ser infantilmente ‘viciante’! Bloom, Stella, Flora, Musa e Tecna fazem as honras da casa e, num universo de fantasia, começam uma batalha pelo Bem contra o Mal. Os seus poderes mágicos são o seu maior trunfo, bem como o valor da união e amizade que continuamente cultivam. “Elas são espertas, têm estilo e são fadas mágicas! Elas são WINX!”.






7h15: IMAGINEXT

E se, subitamente, os brinquedos que tem lá por casa ganhassem ânimo e se envolvessem em aventuras? Agora, imagine que cada aventura por eles vivida daria vida a um episódio de TV. Pois, Imaginext é exactamente isto: figuras de meio palmo que prometem continuar a animar a sua manhã. Guerreiros, piratas, dinossauros, robôs, monstros, samurais e até alguns dos heróis da Marvel são os protagonistas das várias peripécias que compõem esta produção, cujos gráficos acima da média e uma música que fica no ouvido são os pontos fortes.


 
 
 
 

E assim termina o “Opinião em Série” de hoje. Na próxima semana vamos continuar esta caminhada que ainda só agora começou. Espero por si.

André Pinheiro