main
main

sábado, 19 de novembro de 2011

Especial Opinião

A frase é conhecida de todos: fosse um momento triste, alegre, divertido, surpreendente ou polémico, Manuel Luis Goucha brincava sempre, no "Você na TV", com a rapidez dos fãs que, em minutos, já tinham os ditos momentos registados no Youtube.

Ora Manuel Luis Goucha está vivo e bem vivo, o "Você na TV" continua no ar e o Youtube continua a ser uma ferramenta essencial para todos os cibernautas. Então, porque razão adoptar o "passado" como tempo verbal?

Há pouco mais de um mês os cibernautas foram surpreendidos com a proibição de divulgação de videos (com teor televisivo) na famosa plataforma audiovisual. À partida ninguém conseguia explicar tal fenómeno e o MAIS TVI, sendo um dos lesados, também quis saber o que se passava para tamanha onda de, permitam-me dizê-lo sem qualquer tipo de ataque ou critica, censura. Da parte da TVI, há cerca de um mês, nada nos foi dito senão que se trataria de uma situação efémera. A verdade é que o tempo foi passando e o número de canais, no Youtube, cancelados foi-se multiplicando.

O site http://www.casa-dos-segredos.com/ (site não oficial do reality show da estação de Queluz) alega ter recebido um email por parte da TVI que serveria de aviso e pedido de remoção dos videos presentes no site e no canal do Youtube correspondente:


A explicação apresentada no dito email (convém realçar que, até à data, não foi desmentido por parte de nenhuma entidade envolvida) parece um tanto ou pouco estranha:


A verdade é que a TVI foi para a frente com a ideia de proibir a postagem de videos referentes a produtos actualmente em transmissão, tendo ainda aumentado o arquivo multimédia no seu site oficial. Como é óbvio, o MAIS TVI quis ouvir o departamento de multimédia da estação de Queluz de onde nos veio a resposta de que nada saberiam sobre a eliminação/proibição de videos no Youtube.

Afinal, porque razão terá a TVI mandado cancelar todos os referidos videos? É uma medida de censura ou um passo em frente na luta pela liberdade? As opiniões dividem-se, por todo o lado e o MAIS TVI também quer saber a sua.

Porém, antes, há uma novidade que temos para lhe contar em exclusivo. Ao que conseguimos apurar está a acontecer uma reformulação na TVI que terá consequências na área multimédia (entre outras). Ou seja, a TVI está a trabalhar de forma a criar um acesso mais livre e dinâmico aos videos que lhe pertencem por direito. Em cima da mesa poderá estar a criação de um canal oficial no Youtube (como tem a RTP1) ou até mesmo numa reformulação do site (por exemplo, a criação de uma plataforma como a RTP PLAY que permite acompanhar a emissão em directo, assim como rever todos os programas -uma espécie de ondemand).

Se assim for, realmente, então não estamos perante uma medida de "censura" mas sim em mais um dificil caminho com vista no desenvolvimento das tecnologias e meios da estação de Queluz. Sim! Há esperança de "voltarmos ao Youtube"!