main
main

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aqui a opinião tem lugar!

O formato "reality show" há muito que adquiriu caracteristicas de dualidade para a TVI: se, por um lado, é um produto vencedor, por outro, atira a estação de Queluz para o centro de toda a polémica. Diz o povo que "tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia acaba por partir" mas a verdade é que, por mais que se multipliquem as acusações, a TVI e a Endemol mantêm-se firmes no seu lugar.

A expulsão do passado Domingo, da "Casa dos Segredos" não teria tido tanto impacto não fosse um tanto ou pouco inesperada. Por todo o universo cibernautico a concorrente Susana era a que menos agradava aos Portugueses e a expulsão de Cleide com mais de 50% dos votos parecia quebrar toda a coerência do jogo.

Enquanto todos se debruçavam em ataques à Endemol e à TVI, o MAIS TVI pensava numa estratégia para descobrir o fenómeno das sondagens. Durante um dia perguntamos aos visitantes do blog se tinham por hábito votar para expulsar concorrentes do "Secret Story" e os resultados foram tudo, menos surpreendentes:


Pois bem, cerca de 80% dos leitores que colocam a "cruz", todas as semanas, nas inumeras sondagens do blog, não marcam no seu telefone os números que Teresa Guilherme anuncia a toda a hora. Ora isto implica, obviamente, que os resultados das sondagens não coincidam com o que realmente se verifica no decorrer das Galas de Domingos. O mesmo aconteceria se, para as eleições legislativas (por exemplo), os sondados escolhessem José Socrates como primeiro ministro mas no dia não fossem sequer votar. E depois? Acusariam as organizações de fraude nas eleições por estas terem dado vantagem a Pedro Passos Coelho?

Sejamos sinceros (e contra mim próprio jogo afastando o simbolo "TVI" que, voluntariamente, carrego comigo): é do conhecimento geral que, tanto a estação de Queluz como a Endemol, são responsáveis pela invenção de alguns segredos ou a criação de alguns momentos polémicos na casa mais vigiada do país. Mas, manipular votações? Mesmo debaixo dos olhos da PT, ERC e tantas outras entidades que regulam os concursos televisivos? Não seria arriscar demasiado e sentenciar a própria morte do canal e da produtora?

Porquê viver, sempre, em conflito e abrigar-se à confortável definição de "manipulação"? Tornar-se-à mais fácil para nós, seres humanos, assumir "fraude" em vez de aceitar, livremente, que o nosso concorrente preferido (por vezes detestado por tantos) perdeu o jogo? Não estou com isto a pôr as mãos no fogo por ninguém ou a dizer que a TVI/Endemol nada têm a vem com isto. Estou sim, a apresentar os factos que tornam evidente que não houve qualquer manipulação nas votações. Aliás: se a produção alguma vez alterou resultados para garantir que concorrentes como Marco ou Susana se mantivessem dentro da casa é porque sabe que os Portugueses os vêem, certo? Então e porque não terão sido os Portugueses que os vêem a ligar para os manter na casa?

Nunca se esqueçam: não é um director ou uma produtora que faz uma televisão. É o espectador! Na "Casa dos Segredos" nada é o que parece mas quanto a este assunto: é tudo...para sempre (espero!)!