main
main

domingo, 2 de outubro de 2011

O poder das palavras! [Estreia]

2 de Outubro de 2011: é nesta data que se começa a escrever o concurso do ano. O mesmo que pretende descobrir um grande talento e brindá-lo com um, ainda maior, prémio! O MAIS TVI e a Aproducons orgulham-se de lhe apresentar...

Boa noite a todos os leitores do MAIS TVI e um forte abraço para todos os que aguardaram com entusiasmo o dia de estreia d' "O Mestre"! Hoje damos o primeiro passo daquela que pretende ser uma longa caminhada pelo mundo da ficção. Chega de tentar mostrar-lhe pequenas histórias sem grande conteúdo: a partir de agora queremos levá-lo (a) a viajar pelos contos mais originais e criativos.

Este foi o mote que levou 16 pessoas a inscreverem-se nesta aventura original. Eles têm idades diferentes, são provenientes dos mais diversos sitios e cada um tem o seu estilo para a escrita. Porém, nada há de mais no comum neles que o gosto pela ficção e a vontade de ver a sua história ser interpretada por actores de verdade.

Sim, é esse o premio para aquele (a) que conseguir passar de mero aprendiz para "O Mestre": a história vencedora será gravada com actores de verdade e com a excelente equipa da Aproducons (produtora responsável pela série, entre outras, "Irmãos de Sangue" que estreia brevemente na RTP1).

Mas vá, chega de conversa e vamos passar em revista os nomes dos 16 aprendizes:


Andreia Santos
Ângela Navarros
Bruno Afonso
Bruno Araújo
Bruno Franco
Duarte Santos
Gonçalo Pires
Guilherme Andrade
Hugo Pereira
João Ribeiro
Mário Valadas
Nuno Paixão
Pedro Cabalu
Ricardo Ribeiro
Rui Alves
Sérgio Brito

São estes os 16 concorrentes que irão dar que falar nos próximos tempos: não por terem histórias de vida marcantes e muito menos porque não estão num reality show. Mas a verdade é que todos vão passar a conhecer os limites da imaginação e criatividade de cada um!

Agora está o/a leitor (a)  perguntar: "Mas afinal quando é que vamos saber as regras do jogo?"! Eu respondo: é já a seguir!


Concurso que é concurso tem de ter as suas regras e n' "O Mestre" não queremos que fique de fora de nada que diga respeito ao processo de selecção do (a) vencedor (a)!

Assim, o jogo está dividido em 3 etapas! A 1ª começa já amanhã: de Segunda a Quinta vamos mostrar 8 sinopses respectivas a 8 dos 16 concorrentes inscritos (2 por dia). Depois, de Sexta a Domingo (até às 16h00) o leitor poderá votar naquele que considerou ser o aprendiz que melhor se soube revelar na sinopse apresentada. Enquanto as votações decorrem, a equipa MAIS TVI e a equipa Aproducons irá reunir para atribuir pontos (de 1 a 8) a cada uma das sinopses. Às 21h de Domingo revelamos a lista (com os pontos atribuidos por cada uma das equipas) às quais vamos somar 4 pontos ao vencedor escolhido pelos leitores, 3 ao 2º lugar, e assim sucessivamente...
No final é só analisar a tabela de pontuações e resgatar os 4 primeiros classificados!

Na semana seguinte (3 a 9 de Outubro) o cenário repetir-se-á, desta vez com os restantes 8 concorrentes. Ou seja, no dia 9 de Outubro vamos ficar com apenas 8 concorrentes (4 de cada selecção). É ai que tem inicio a 2ª etapa do concurso! A semana de 10 a 16 de Outubro será dedicada, por parte dos 8 concorrentes seleccionados, à escrita do 1º episódio da série por eles inventada. A avaliação dos mesmos (pelo método acima descrito) permitirá seleccionar os 4 finalistas que têm, assim, acesso directo para a 3ª e última etapa na qual vamos querer conhecer o 2º episódio!

Desta forma avaliaremos não só o talento para a escrita, como a criatividade, originalidade e a capacidade de desenvolver o projecto apresentado. Isto claro, permitindo que o público tenha um papel importante na selecção dos aprendizes, mas não tão grande como o que as equipas MAIS TVI e AProducons representam!


Conhecidos que estão os nomes dos concorrentes e as regras que irão definir o concurso é altura de dar inicio ao jogo! A partir de agora a criatividade dos 16 aprendizes vai ser posta à prova e só os melhores conseguirão chegar à grande final!

Amanhã (Segunda-Feira) vai conhecer os primeiros dois concorrentes: vamos apresentar os aprendizes em questão, descobrir porque acham eles que merecem ser os mestres e ainda ficar a par da sua sinopse! Não se esqueça que se o leitor tem o poder de votar, eles (os concorrentes) têm o poder da palavra!

"O Mestre" está de volta amanhã! Não acredita? Está escrito!!!