main
main

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

É preciso ter talento!

Boa noite! Depois de uma semana nas bocas de Portugal (nem sempre pelos melhores motivos), "Canta Comigo" voltou à TVI esta noite! Não temos a sabedoria de Luis Jardim, a experiência de Fátima Lopes ou o talento de Simone de Oliveira, mas vamos atrever-nos a opinar sobre tudo que vimos esta noite:

Confesso que não consegui esconder o sorriso quando vi Rita Pereira pisar o palco da Figueira da Foz esta noite. Não fosse o rosto e o seu tom de voz particular e teria jurado que estavamos perante outra pessoa. Depois de uma semana recheada de criticas, Rita soube aprender com os erros e, embora esteja longe de ser uma boa apresentadora, registou uma melhoria espectacular! Os cartões ficaram de lado e, apesar do vestido apertado, a Helena de "Remédio Santo"soltou-se e mostrou que também sabe ser versátil e divertida... Os 17 pontos são, na sua maioria, pela coragem e por ter mostrado que é uma enorme profissional: capaz de aprender com os erros, trabalhar, lutar e não desistir perante tanta critica. Pode não se ter talento mas ninguém teria a coragem de Rita de admitir perante milhares de Portugueses que vacilara na semana passada e que só conseguira melhorar porque todas as manhãs Fátima Lopes a ajudou! É um orgulho ter Rita Pereira na TVI! Parabéns Rita!










Já o disse "n" vezes e volto a dizer: Nuno Eiró pode não ter perdido a pinta de "boneco" (como tantas vezes li nas criticas) mas está bem longe da imagem "negra" que transparecia quando trabalhava em Carnaxide. Senti que esta semana estava um pouco mais apagado mas continua a ser o suporto que Rita precisa e a dar animação ao formato! É uma mais valia e por isso são 17 os valores entregues ao apresentador esta semana.



A TVI conta já, na sua lista, com inúmeros talent shows mas nenhum conseguiu reunir um leque tão perfeito de jurados. Luis Jardim tem uma sabedoria musical enormissima e acaba por ser, sempre, o mais entendido na matéria. Pode parecer rude a maneira como, por vezes, fala, mas nota-se o seu esforço por corresponder aos sonhos de cada concorrente. Já Fátima Lopes é uma das peças mais fundamentais do juri isto porque mais ninguém consegue fazer o que ela faz: a apresentadora do "A Tarde é Sua" consegue ler a alma dos concorrentes e descobrir o outro lado de cada um deles. A música não se faz apenas de voz mas também de sonhos e vontades!
E que dizer da madrinha desta noite: não desfazendo o talento e simpatia de Rita Guerra (a madrinha da semana passada), Simone de Oliveira deu um brilho especial ao programa: dinâmica, divertida, descontraida e sempre com uma palavra de apoio e esperança para todos!
Na escola dizem que o 20 é para os professores e por isso, e só mesmo por isso, é que me fico pelos 19 valores esta semana!









Pode não passar de uma impressão minha, mas pareceu-me que o leque de concorrentes desta semana tinha menos talento que os da semana passada. Não houve uma voz que sobressai-se mais e talvez isso tenha dado dores de cabeça aos Portugueses que votaram. Mesmo assim acho que se descobriram algumas vozes especiais e sobretudo ficou a mensagem de que ninguém deve desistir dos seus sonhos! Nota 16 para o leque de cantores!

É a primeira vez que vou destacar uma "figura da noite" e sei que vou cair logo no erro de nomear duas em vez de uma, mas vou tomar essa liberdade: Rita Pereira e Fátima Lopes são, sem dúvida, as personalidades mais marcantes da Gala de hoje do "Canta Comigo". Rita porque melhorou a olhos vistos a sua performance e porque, perante tantas criticas, não baixou os braços e passou toda a semana a aprender! Fátima Lopes porque, mesmo cheia de trabalho, cedeu todas as suas manhãs para ensinar a personalidade TVI mais humilde e corajosa: Rita Pereira! Parabéns às duas!